Cerca de 100 pessoas já estão com melhores condições para aproveitar a vida com suas famílias e trabalhar. Elas foram beneficiadas pelo mutirão de cirurgias de pterígio, no Centro de Cirurgias Eletivas da Prefeitura de Alagoinhas. A iniciativa é zerara fila de pacientes que aguardavam o procedimento no município.
Os pacientes atendidos residem em Alagoinhas e cidades vizinhas. O mutirão envolveu cerca de 20 profissionais no atendimento ao público.
Esse foi o segundo mutirão de cirurgias de vista realizado este ano. |Para 2024, ainda está previsto um mutirão para operar pacientes de catarata.
A seleção dos pacientes a serem contemplados é feita por meio de uma triagem nos postos de saúde de cada bairro. Depois, os casos que exigem cirurgia são encaminhados para a Policlínica no Parque Floresta.
A moradora Rita de Cássia estava na fila há um ano. “É uma alegria poder fazer a cirurgia. Sou acompanhada na Santa Casa de Misericórdia e o médico disse que era necessário que realizar esse procedimento”, afirma ela.
A cirurgia de pterígio é um procedimento para retirar a chamada “carne crescida”. O pterígio é uma membrana semelhante à que cobre a parte branca do olho que cresce do canto interno do olho, próximo ao nariz, em direção ao centro.
Fotos: Secom